.

Um pouco da minha maluquice, com um pouco disso aí mesmo.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Resenha Todos os Pássaros no Céu - Charlie Jane Anders


Esse é pra mim um daqueles livros difíceis de classificar, e digo isso desde o estilo literário até a uma opinião de como foi a leitura.
Acho que chego mais perto se o chamar de Complexo. O livro é sobre um romance sem necessariamente se ter um romance, o mesmo só de fato acontece bem mais para o meio, porém é basicamente sobre a relação dos protagonistas, que vivem um romance. Confuso? Talvez, mas entrando nesse mundo tudo passa a fazer sentido.
Eu particularmente não consigo chamar de ficção cientifica nem de fantasia, mas sendo justo nem o livro se classifica assim. Ele é um Romance, fato, mas com elementos dos outros dois estilos num combo que se encaixa muito bem. A autora soube pegar particularidades e elementos de cada estilo e usar a seu favor.
Mesmo mantendo uma qualidade muito boa, algumas coisas talvez pudessem ser melhor apresentadas. Eu achei algumas partes desanimadoras. O livro, para mim, também não conseguiu manter o ritmo, comecei devorando ele e o mantive assim até quase 70% do livro, onde ele se perde um pouco mas nos capítulos finais retoma.

Com fortes críticas a uma sociedade entrando em apocalipse (Outro livro que trata desse tema é Mestre das Chamas - Joe Hill), a autora apresenta como, em dois lados disputando pela "justiça e salvação" do mundo, ambos podem ser igualmente destruidores e cruéis. O tal "Desfecho" proposto pelos magos me lembrou bastante o "Projeto de Instrumentalidade Humana" de Neon Genesis Evangelion, não porque sejam a mesma coisa (definitivamente não são), mas pelo seu "uso".

O livro vai trazer a tona um belo duelo sobre magia x ciência, que pode nos fazer refletir sobre o tema, mas não o explora tanto quanto poderia, no fim tudo se resolve bem rápido.  
O Capricho na arte e ilustrações na parte interna da capa e contra capa são de um trabalho sem igual. Morro Branco mandou MUITO bem.

Outros pontos negativos que encontrei foram:
- Os pais tanto de patrícia quanto Laurence me parecem pessoas sem personalidade, extremamente influenciáveis e sem um motivo aparente, achei raso demais. Eles parecem ser pessoas irreais devido a necessidade do roteiro, me decepcionou bastante.
- A atração no primeiro momento quando eles são adultos me parece muito forçada e sem veracidade. Como a historia seria num mundo “atual” é difícil pensar que alguém seja assim ao rever uma pessoa que não vê a mais de 10 anos, só pq eram amigos sente frio na barriga? Serio? Ou sera que eu que já estou morto por dentro e não tenho mais sentimentos rs?
- Outra coisa foi uma pessoa, independente de sua profissão especifica, conseguir se passar e fingir de pedagogo para assumir a direção de um colégio por quase 1 ano e ninguém desconfiar é demais pra mim... isso soou absurdamente piegas. Sem contar o fato de que esse personagem, DEVIDO A SUA PROFISSÃO, podia resolver seus problemas em 1 dia. Achei que esse personagem foi tão mal usado que o livro funcionaria melhor sem ele.
- Infelizmente o livro perdeu um pouco do ritmo para mim por volta de uns 70% dele, uma pena pois seriam momentos chaves para a historia, mas não se mantém, perto dos capítulos finais tudo volta ao normal e você não consegue parar de ler até terminar.
- O final me pareceu um pouco piegas. Não estou dizendo que foi necessariamente ruim, mas achei muito simples, esperava um pouco mais.
- A diagramação do livro ficou bem ruim. Diria quase um desperdício de papel. Com margens muito grandes sobram espaços vazios que poderiam ter sido mais bem aproveitados e diminuído o livro. Nessa escolha a morro branco mandou mal.

Comparativo entre diagramações… é possível ver que muito espaço foi perdido.

No geral é um livro divertido, uma leitura rápida e fluida que vai te sugar quase que de uma vez só até a metade. Os personagens são bem descritos e interessantes, o romance começa sem graça mas depois você passa a torcer para que dê tudo certo, afinal de contas, por pior que o ser humano seja, ele sempre vai precisar de mais amor!


Todos os Pássaros no Céu - Charlie Jane Anders
Nota: 8,5/10

#bookreview #morrobranco #todosospassarosnoceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário