.

Um pouco da minha maluquice, com um pouco disso aĆ­ mesmo.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Afirmo sem sombra de dúvidas que este foi um dos melhores livros que jÔ li na minha vida. A forma em que o autor nos apresenta o cotidiano medieval é incrível. Um amigo me disse que esse era o melhor livro sobre vida medieval, ele tem toda a razão.

O livro conta a história de diversos personagens, são MUITOS, mas o personagem principal é a catedral de Kingsbridge sem dúvidas. VÔrios personagens se envolvem para que a catedral seja construída enquanto outros tantos desejam o contrÔrio, no meio disso tudo uma guerra civil se abate sob a Inglaterra do século XII e tudo isso se mistura.

NĆ£o deixe esse pequeno resumo te enganar, apesar de ser um plot aparentemente simples a obra Ć© de uma riqueza tremenda.

Os Pilares da Terra Ć© um livro completo, digo isso pois ele tem diversos elementos para agradar todos os gostos.
  • ·        Tem membros do Clero que sĆ£o uns bons filhos da puta. Gente ruim mesmo.
  • ·        Nobreza egoĆ­sta e que faz (e muita) maldade. Mesmo que para os nobres isso nĆ£o seja maldade, para eles Ć© normal, eles realmente se acham superiores e o autor consegue passar essa verdade. Sentiu raiva do Joffrey? Espere atĆ© conhecer William Hamleigh kkkk
  • ·        Como funciona uma vida monĆ”stica
  • ·        Romance interessante e bem embasado, nĆ£o Ć© a história de um mocinho e uma mocinha que se apaixonam simplesmente pq o vento bateu e o cĆ©u era azul.
  • ·        Personagens quebrados e realistas. Foi bem comum durante a leitura eu me ter raiva de alguns e alguns capĆ­tulos depois eu me pegar torcendo por eles.
  • ·        Intrigas, intrigas e mais intrigas. Seja do Rei, de nobres ou de membros da igreja. O ser humano Ć© muito bem representado aqui em todo seu egoĆ­smo.
  • ·        Tem momentos muito interessantes, alĆ” Bernard Cornwell, onde o leitor nĆ£o sabe se o que aconteceu foi bruxaria, milagre ou coincidĆŖncia. Cenas interessantĆ­ssimas.  
  • ·        Aliena Ć© uma mulher foda apesar de ter me causado ódio em alguns momentos.

Uma obra sensacional. Na verdade, acho que sensacional ainda é pouco, mas não tenho outro adjetivo melhor nesse momento.

A trama é muito bem elaborada e envolvente com cenas de ação, estrupo e assassinato. Não faltam aventuras, mistérios e claro um bom romance, a história consegue comover, empolgar e revoltar, apesar de em certos momentos ser muito detalhista prender a atenção do leitor, não faltam jogos de poder, reviravoltas e conspirações, um romance histórico inesquecível.

Acredito que arquitetos, engenheiros ou qualquer um que goste e conheça um pouco de construção civil vai ficar de boca aberta com a riqueza dessa obra. São detalhes que fazem todo o sentido para quem conhece, mas que não atrapalha quem não tem contato com essa linguagem.

Foi comum eu me pegar lendo mais 20, 30 paginas sem perceber, só pela curiosidade de saber mais sobre aqueles personagens.

Acredite, são MUITOS personagens. E todos são muito bem construídos. E advinha, nenhum deles é gratuito. Mesmo aquele que some do nada volta mais tarde fazendo parte de algo muito melhor. Poucos livros amarram tanto suas pontas quanto esse. O trabalho feito é de se admirar.

Vale uma ressalve. Algumas cenas são fortes. Nobres praticavam ações moralmente repreensíveis então se prepare para algumas. Eu particularmente achei todas sensacionais, mas ainda assim, vale o aviso.

Pontos negativos
  • NĆ£o sei se isso chega a ser um spoiler, se for pule essas linhas, mas achei bem forƧada a curva de evolução do Jack. Ele sai de um bicho do mato que nunca teve contato com nenhum ser-humano para um cara foda. Isso me incomodou um pouco.
  • Acho que umas ilustraƧƵes da catedral iam transformar absurdamente a experiĆŖncia. NĆ£o chega a ser um ponto negativo na verdade.

O tamanho assusta um pouco, eu sei. Afinal de contas, são mais de 900 pÔginas, mas não seja intimidado por tao pouco. Tamanho não é documento e aqui, no fim, duvido vc ao acabar querendo que o livro fosse maior.

Falo com tranquilidade (valeu RogerinhošŸ˜‰) que esse livro merece ser lido por todo mundo que curta saber como era a vida medieval em quase todas as esferas sociais.

Ɖ um livraƧo. Um dos melhores que li na vida. Acho que isso jĆ” fala o suficiente.

Os Pilares da Terra - Ken Follet
Nota: 10/10

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018



Meu ano começou de forma excelente, isso tenho certeza. Que livro meus amigos, que livro! Christian Jacq é uma maquina de desenvolver tramas políticas. Ele traça suas teias de forma magistral e ouso dizer que poucos conseguem prever o que vem no próximo capítulo.
Com uma escrita leve e intrigante, ele vem trazendo ponto a ponto, paragrafo a paragrafo uma surpresa nova. O livro é quase um thriller de tão emocionante, mas sem perder sua personalidade.

O livro conta a história da Princesa Ahkesa (aqui conhecida como Anchesenamon), filha do grande faraó AquenÔton e da rainha Nefertiti. Seu pai foi o responsÔvel por tentar instituir uma religião monoteísta no Egito Antigo, porém tramas e intrigas vão acontecendo de forma tao intensa que nem o próximo faraó, o futuro marido de Ahkesa, Tutancamon, vai conseguir escapar.

Ahkesa é uma protagonista FODA. Essa mulher é sensacional! Guerreira, personalidade forte, inteligente, sagaz e ousada. Não sei se ela realmente foi assim, mas o livro é tão bem escrito que pode ter sido exatamente assim e tiro meu chapéu para ela. Uma das melhores protagonistas femininas que jÔ vi.
O livro Ć© CHEIO de intrigas polĆ­ticas, SƉRIO. Eu nĆ£o esperava nada desse tipo e fiquei boquiaberto com tanta maestria em criar esse tipo de coisa. Os locais do Egito tambĆ©m muito bem colocados e a melhor coisa Ć© ver como o Sacerdócio pode ser corruptivo.
O livro Ć© repleto de surpresas tambĆ©m, cada capitulo Ć© um convite ao próximo. Ɖ difĆ­cil largar o livro por muito tempo.
Ɖ uma história contada num estilo simples, na qual o suspense Ć© ditado pela sombra permanente da traição.

O Ćŗnico ponto negativo que me recordo foi:
Algumas descriƧƵes deixaram um pouco a desejar, vĆ”rios personagens nĆ£o formaram uma ‘imagem na minha cabeƧa.

Infelizmente esse livro é pouco conhecido, quase não se acha resenhas sobre ele.

Esse foi sem duvidas um dos melhores livros que jÔ tive o prazer de ler. Tudo impressiona, desde a escrita leve até sua ambientação. JÔ entrou para o hall de autores favoritos.
O autor, que é egiptólogo, tem vÔrios livros ambientados no Egito e vÔrias séries até muito melhor classificadas. Espero reler algo dele em breve, jÔ tenho duas series compradas e na fila hehehe.

Nota: 9,5/10
A Rainha Sol - Christian Jacq