.

Um pouco da minha maluquice, com um pouco disso aí mesmo.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Resenha Os Pilares da Terra - Ken Follet

Afirmo sem sombra de dúvidas que este foi um dos melhores livros que já li na minha vida. A forma em que o autor nos apresenta o cotidiano medieval é incrível. Um amigo me disse que esse era o melhor livro sobre vida medieval, ele tem toda a razão.

O livro conta a história de diversos personagens, são MUITOS, mas o personagem principal é a catedral de Kingsbridge sem dúvidas. Vários personagens se envolvem para que a catedral seja construída enquanto outros tantos desejam o contrário, no meio disso tudo uma guerra civil se abate sob a Inglaterra do século XII e tudo isso se mistura.

Não deixe esse pequeno resumo te enganar, apesar de ser um plot aparentemente simples a obra é de uma riqueza tremenda.

Os Pilares da Terra é um livro completo, digo isso pois ele tem diversos elementos para agradar todos os gostos.
  • ·        Tem membros do Clero que são uns bons filhos da puta. Gente ruim mesmo.
  • ·        Nobreza egoísta e que faz (e muita) maldade. Mesmo que para os nobres isso não seja maldade, para eles é normal, eles realmente se acham superiores e o autor consegue passar essa verdade. Sentiu raiva do Joffrey? Espere até conhecer William Hamleigh kkkk
  • ·        Como funciona uma vida monástica
  • ·        Romance interessante e bem embasado, não é a história de um mocinho e uma mocinha que se apaixonam simplesmente pq o vento bateu e o céu era azul.
  • ·        Personagens quebrados e realistas. Foi bem comum durante a leitura eu me ter raiva de alguns e alguns capítulos depois eu me pegar torcendo por eles.
  • ·        Intrigas, intrigas e mais intrigas. Seja do Rei, de nobres ou de membros da igreja. O ser humano é muito bem representado aqui em todo seu egoísmo.
  • ·        Tem momentos muito interessantes, alá Bernard Cornwell, onde o leitor não sabe se o que aconteceu foi bruxaria, milagre ou coincidência. Cenas interessantíssimas.  
  • ·        Aliena é uma mulher foda apesar de ter me causado ódio em alguns momentos.

Uma obra sensacional. Na verdade, acho que sensacional ainda é pouco, mas não tenho outro adjetivo melhor nesse momento.

A trama é muito bem elaborada e envolvente com cenas de ação, estrupo e assassinato. Não faltam aventuras, mistérios e claro um bom romance, a história consegue comover, empolgar e revoltar, apesar de em certos momentos ser muito detalhista prender a atenção do leitor, não faltam jogos de poder, reviravoltas e conspirações, um romance histórico inesquecível.

Acredito que arquitetos, engenheiros ou qualquer um que goste e conheça um pouco de construção civil vai ficar de boca aberta com a riqueza dessa obra. São detalhes que fazem todo o sentido para quem conhece, mas que não atrapalha quem não tem contato com essa linguagem.

Foi comum eu me pegar lendo mais 20, 30 paginas sem perceber, só pela curiosidade de saber mais sobre aqueles personagens.

Acredite, são MUITOS personagens. E todos são muito bem construídos. E advinha, nenhum deles é gratuito. Mesmo aquele que some do nada volta mais tarde fazendo parte de algo muito melhor. Poucos livros amarram tanto suas pontas quanto esse. O trabalho feito é de se admirar.

Vale uma ressalve. Algumas cenas são fortes. Nobres praticavam ações moralmente repreensíveis então se prepare para algumas. Eu particularmente achei todas sensacionais, mas ainda assim, vale o aviso.

Pontos negativos
  • Não sei se isso chega a ser um spoiler, se for pule essas linhas, mas achei bem forçada a curva de evolução do Jack. Ele sai de um bicho do mato que nunca teve contato com nenhum ser-humano para um cara foda. Isso me incomodou um pouco.
  • Acho que umas ilustrações da catedral iam transformar absurdamente a experiência. Não chega a ser um ponto negativo na verdade.

O tamanho assusta um pouco, eu sei. Afinal de contas, são mais de 900 páginas, mas não seja intimidado por tao pouco. Tamanho não é documento e aqui, no fim, duvido vc ao acabar querendo que o livro fosse maior.

Falo com tranquilidade (valeu Rogerinho😉) que esse livro merece ser lido por todo mundo que curta saber como era a vida medieval em quase todas as esferas sociais.

É um livraço. Um dos melhores que li na vida. Acho que isso já fala o suficiente.

Os Pilares da Terra - Ken Follet
Nota: 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário