.

Um pouco da minha maluquice, com um pouco disso aĆ­ mesmo.

terƧa-feira, 28 de novembro de 2017


Chegamos ao 2 livro dessa trilogia. JĆ” sendo sincero e direto Ć© fato que a qualidade cai um pouco, mas nada absurdo. 
Pra quem curtiu muito o primeiro pode estranhar um pouco esse novo rumo que as coisas tomaram.

Aqui temos um Vaelin jÔ cansado de tantas guerras e lutas, desacreditado da vida por tanta coisa ruim que jÔ viu e desesperançoso. Vaelin só quer descansar mas ao chegar ao velho reino alpirano o agora rei Malcius o envia em uma missão diplomÔtica para ser o Senhor da Torre do Norte (por isso o titulo do livro). Não demora muito e as guerras começam novamente.

Sendo breve, pq to sem saco de escrever mesmo rs, o livro mantém o mesmo padrão, decaindo um pouco em qualidade, nada muito grande mas a diferença é perceptível devido a nova forma em que a história é apresentada. Ainda mais sombrio que o livro anterior, este aqui desenvolve muito mais o cenÔrio e os outros personagens, apresentando graves consequências para acontecimentos anteriores e atuais. Esse aqui mostra muito mais as tramas políticas do jogo.

Continua sendo um excelente trabalho e em breve comeƧarei a ler o ultimo livro dessa sƩrie, ansioso pelo final.

Pontos positivos:
- Vaelin mais maduro, mas apesar de não querer mais estar em guerra o tempo todo não temos aquele clÔssico herói cansado. Vaelin ainda sabe usar sua espada.
- Alguns personagens novos são muito interessantes.
- Nossa princesa tem um desenvolvimento muito interessante.
- Pra quem gosta de ação, cenas de batalha nĆ£o faltam aqui. 


Pontos negativos:
 - Toda aquela sensação de maravilhamento do livro anterior nĆ£o existe aqui, ele estĆ” bem mais denso falando mais sobre o mundo e sobre as consequĆŖncias do livro anterior, por um lado ele cai sim, mas por outro Ć© uma evolução daquele mundo.
- Esse livro tem MUITA batalha, o que achei que acabou ficando cansativo, pois era porrada em todo o lugar.
- Alguns personagens tiveram seu arco mal explorado. No livro anterior temos como personagem principal o Vaelin, aqui jÔ temos bem mais personagens, acho que isso pesou um pouco na mão do autor.

- Esse livro acaba ficando muito preso ao mesmo lugar, apesar de expandir as consequências parece que não acontece muita coisa, diferente do primeiro que temos anos e anos passando.


O Senhor da Torre - Anthony Ryan
Nota 9/10
#bookreview #anthonyryan #trilogiasombradocorvo



Devido a problemas alheios a minha vontade farei outra resenha sucinta, visando apontar pontos mais diretos.

Infelizmente apesar de ter gostado bastante no inicio do meio para o fim me decepcionou.

Eu sempre evito de falar mal de algumas coisas pois geralmente acaba gerando mais desconforto, mesmo eu estando no meu direito, por ser um cliente e tal, mas ainda assim existe todo um apego aos produtores da obra e ninguƩm gosta de ser criticado em seu trabalho. Isso eu entendo e acredito ser assim tambƩm.

O livro tem grandes influencias de obras como Jurassic Park, Alien, Vinte mil lƩguas submarinas e outras, jƔ ditas pelo autor, e isso Ʃ bem notƔvel, esse estilo enriquece e o autor consegue aproveitar isso sem copiar nada, bem bacana.

Falando um pouco da obra: O livro tem como protagonista uma mulher, que é uma agente da ABIN e por ser muito competente e boa no que faz, acaba sendo escolhida mais vezes do que deveria para missões. Ela recebe a missão de investigar uma empresa chinesa que tem parceria com o governo brasileiro, mas que devido a um acidente em uma das praias fica sobre suspeita.
Rosa então descobre que a empresa estÔ construindo um museu de seres microscópicos, que alterados geneticamente estão gigantes, e com isso toda uma trama (Jurassic Park, lembra?) é desenvolvida. Temos projetos sendo desenvolvidos, discussões filosóficas, empoderamento feminino, respeito a identidade sexual diferente, empresas se destruindo no mercado corporativo e mais.

Vamos aos pontos positivos, mais relevantes em minha opinião:

 - O livro gera algumas discussƵes filosóficas interessantes, principalmente a respeito de medicina e sobre o problema da intolerĆ¢ncia a gĆŖneros/tipos/identidades sexuais que vivemos hoje em dia. Ponto positivo!
- A escrita do autor é leve e a opção de capítulos curtos gera uma dinâmica e uma necessidade de leitura interessante... o mistério inicial vai te puxando cada vez mais para a história.
- O livro tem um belo trabalho de pesquisa em biologia, apesar de ter muita coisa técnica, não fica maçante, pelo contrÔrio, é tudo explicado de forma leve e tranquila.
- As descrições de cenas de ação e mortes são excelentes, algumas bem grotescas, isso é lindo!
- As descrições dos visuais das ilhas são bem bacanas, dÔ pra se sentir em Fernando de Noronha de verdade, pelo menos eu que só conheço por fotos.


Agora aos pontos negativos, mais relevantes:

- O suspense ia bem, mas desanda no final.
- Infelizmente aquele lance piegas do vilão contar todo o seu plano no fim antes de ser derrotado tb estÔ aqui... fica forçado... me lembra roteiro ruim dos anos 80.
- Eu geralmente não gosto de protagonistas BadAsses que sabem de tudo, e a Rosa é uma delas... ela sinceramente parece ter o poder do Roteiro em suas mãos. Ela sabe de tudo, desvenda tudo, descobre tudo, bota medo em todos e todos a obedecem... pq? Simplesmente pq sim... ponto MUITO negativo.
- Eu sou bem burro para livros de mistƩrio pois raramente acerto o assassino... acertei aqui, uma pena... o thriller realmente perde ritmo e parece que para de tentar esconder no final.
- Nenhum personagem me cativou e tinham bastante deles lĆ”.
- Um complexo multimilionĆ”rio, uma infraestrutura absurda mas uma porta ultra resistente abre com 3 porradas… triste… 
- Os Ćŗltimos capĆ­tulos caem muito, entra naquele frenesi de salvar os mocinhos e as cenas finais sĆ£o bem caĆ­das.


SPOILER >>>>>>>>> - A parte das disputas entre empresas que era o que mais tinha me chamado atenção não teve participação quase nenhuma na história, ali tinha potencial, mas não foi utilizado.


Unicelular - Tarsis Magellan
Nota: 6,5/10
 #bookreview #unicelular #literaturanacional

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Confesso ter andado com uma baita preguiƧa e um grande bloqueio resenhƭstico, por isso enrolei tanto para colocar esse livro aqui, que jƔ terminei faz um bom tempo.

Devido a tal bloqueio serei curto e direto rs.

Se vocĆŖ conhece a franquia de jogos e The Witcher e seu picudo, fodĆ”stico, sensasionation belĆ­ssimo Wild Hunt (3Āŗ e Ćŗltimo jogo da sĆ©rie), esse primeiro livro vai ser mais bem aproveitado, pois passa claramente a sensação de serem "side-quests" feitas pelo Geralt.

Se você não conhece nada sobre a franquia pode ficar um pouco perdido, pois são usados conceitos aparentemente não apresentados, assim como criaturas nunca antes vistas, mas fiquem tranquilos, ainda existem Elfos e Trolls para os mais clÔssicos.

Acredite, isso não diminui a qualidade da leitura. Geralt é um personagem excelente, sem igual mesmo. Cativante e rabugento, o Bruxão (como é popularmente conhecido só por mim mesmo kkkk) manda bem e não foge das brigas, apesar de sempre estar tentando fugir delas.

Pra quem não sabe, esse é um livro de contos que seguem uma linha e formam uma coesão. Entre um conto e outro estão os "capítulos de ligação".

Para os fãs, o último conto é um dos melhores pois mostra como Geralt e Yennefer se conheceram.
E vou te contar ein… que feiticeira meus amigos… que feiticeira!! #momentonerdtetudo


Os elfos aqui andam meio putos com a humanidade. (e quem pode julgƔ-los nƩ)

Ɖ um livro verdadeiramente divertido, de leitura fĆ”cil e agradĆ”vel apresentando uma fantasia menos "high-fantasy" que as comuns. Quem jĆ” conhece os jogos sabe que ela puxa um pouco mais pro cru e atĆ© pro Dark algumas vezes.

Sapkowski e sua escrita sagaz

Assim que terminar os atuais pretendo finalizar a série que jÔ conta com o último volume em pré venda. Entra nesse barco aí e bora acompanhar Geralt e sua égua Plotka, acredite, vale a pena!

O Ćŗltimo desejo - Andrzej Sapkowski
Nota: 9/10
 #bookreview #martinsfontes #thewitcher #oultimodesejo #pracimadelasbruxĆ£o