.

Um pouco da minha maluquice, com um pouco disso aí mesmo.

domingo, 27 de maio de 2018

Resenha Sonhos Elétricos - Philip K. Dick


Falar de PKD é sempre muito fácil, difícil é falar algo que não tenham dito ainda.
PKD é sem dúvida um dos maiores nomes da FC moderna, suas obras são bem conhecidas e inspiraram diversos filmes e series de TV.
Sonhos elétricos é uma coletânea de contos que inspiraram a série da Amazon.

Sendo bem sucinto.
Não gostei apenas do conto “Autofab

Os que mais gostei foram:
Humano é” e “Foster, você já está morto.

Falarei um pouco deste último, que entre os dois foi o que mais gostei.

Ele trata basicamente do uso da guerra como ferramenta para criar necessidade de certos produtos nas pessoas. Claro que isso já foi usado antes (1984, por exemplo), mas a forma como é explorada no conto é sensacional. Uma clara crítica ao consumismo desenfreado durante a guerra fria.
A genialidade não está em “prever” um futuro, até porque o conto foi escrito em 1955 quando esse problema era presente, mas sim em esfregar na nossa cara como algo que existia naquela época ainda persiste até hoje.

É possível ver diversas críticas ao capitalismo, principalmente neste conto (mas também em outros). PKD usa de suas realidades para fazer a gente pensar, como toda boa obra de Scifi. Será só exagero ou aviso?
Como dizem os sábios: REFLITAM....

O conto é gratuito e está em Domínio Público, vale a pena ler.

As introduções dos roteiristas da série dão realmente um charme a mais, apesar de nem todos os comentários serem interessantes.
Abaixo segue um exemplo de bom trabalho.
É claro que o negócio é este mesmo: a obra de PKD sempre vai ser relevante, porque ele via o mundo e as pessoas a seu redor com clareza ímpar. Ele pensava e escrevia sobre a humanidade com precisão extraordinária e, embora as circunstâncias externas estejam em constante mudança, esses atributos fundamentalmente humanos continuam sendo estagnados de uma maneira ao mesmo tempo linda e aterradora. O cinismo avança, mas também a empatia o faz e, no mundo de PKD, esses dois atributos seguem de mãos dadas, apoiando e combatendo um ao outro em igual medida.E, claro, ele esgueirou tudo isso sob o pretexto de ficção científica sensacionalista, atiçando-nos a acreditar que talvez isso tudo seja apenas fantasia. Acontece que só depois que o conto acaba e damos mais uma conferida no mundo à nossa volta é que percebemos: tudo é completamente verdade. -  Kalen Egan e Travis Sentell (Roteiristas da série)

Não gostei da tipografia. Prefiro a que a Aleph usou nos livros do Scalzi, mas isso é só uma frescura pessoal.

Listagem dos contos:
Peça de exposição
Autofab
Humano é
Argumento de venda
O fabricante de gorros
Foster, você já morreu
A coisa-pai
O planeta impossível
O passageiro habitual
O enforcado desconhecido

Sonhos Elétricos - Philip K. Dick
Nota: 8,5 / 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário