.

Um pouco da minha maluquice, com um pouco disso aí mesmo.

terça-feira, 22 de maio de 2018

Resenha Encarcerados - John Scalzi


Misture Asimov com Philip K Dick, insira cenas ágeis cheia de robôs, uma escrita ácida, ágil e divertida; bata tudo com uma boa dose de thriller policial e recheie com pensamentos filosóficos.
Adicione uma baita capa foda como cobertura.

Pronto, isso resume bem esse livro.

Scalzi já é bem conhecido lá fora justamente por esse seu estilo de escrita bem diferente do convencional.

A história em si não é nenhum primor de inovação. O livro é quase como que uma homenagem a grandes nomes da FC e algumas coisas da cultura pop. O livro é cheio de referências, na verdade elas são bem explicitas mesmo, e isso não estraga, só realça esse “tempero”.
Os personagens são simples, mas é fácil você entrar na onda deles. O mundo é melhor trabalhado que os protagonistas, talvez seja uma característica de thrillers policiais medianos, e apesar disso a história funciona e desenvolve bem.

Com uma escrita ágil e empolgante mesmo que o mistério não seja nada fora do comum, ele é interessante o suficiente para saber como esse mundo funciona.
As discussões filosóficas que ele levanta também são bem interessantes e bem trabalhadas. É bem capaz de te fazer refletir um pouco mesmo sem perceber, devido a leveza em que tudo é feito, não é agressivo como normalmente é feito.

A parte policial é realmente deixa um pouco a desejar, não é ruim, mas não é um primor, apesar de muito bem-feita e construída.
O final do livro eu também achei que poderia ser melhor, não a conclusão do problema e sim a forma como ele foi finalizado. Não sei explicar bem, mas senti que faltou algo mais.

Apesar de ter adorado o livro, sinto que realmente faltou algo aqui. Gostei muito, muito mesmo. Livro leve, divertido e moderno; mas fica um gostinho de quero mais no final. (Isso é bom?)

Recomendo demais a leitura. Grande aposta da Aleph e não vejo a hora de ter mais material do Scalzi por aqui.

Encarcerados - John Scalzi
Nota: 9/10


Nenhum comentário:

Postar um comentário