.

Um pouco da minha maluquice, com um pouco disso aí mesmo.

domingo, 10 de junho de 2018

Resenha Justiça Ancilar - Ann Leckie


Uma leve decepção com esse livro. Leve pq eu já sabia que quando a expectativa sobe demais normalmente você se arrepende (e até paga caro por isso), já que o livro foi vencedor de todos os prêmios de FC que concorreu.

Pois é, eu não gostei. Não é um livro ruim, ele só é chato (pelo menos num geral, continua lendo que vc vai entender). E isso, pelo menos pra mim, tem uma baita diferença.

Não vou falar sobre o que é a história, confesso que em qualquer outra review por aí se tem acesso a isso, vou aproveitar para falar o que senti durante a leitura.

O livro pra mim conta com falhas graves. Ele é lento demais em grande parte. A primeira metade do livro não é só chata e arrastada, é ruim mesmo. Se trocasse por um resuminho eu ficava mais feliz (e pagando mais barato).
Os personagens não têm carisma nenhum, eu passei o livro quase todo cagando pra todo mundo ali (não tem ninguém marcante).
Falta motivação, o plot é simples demais: A protagonista segue num objetivo irrefreável de vingança mesmo que nem ela lembre mais direito o pq precisa se vingar.

O livro usa também de capítulos alternando entre presente e passado, já falei antes e quem me conhece sabe que não gosto disso. É como se fossem dois livros diferentes condensados em um. A escrita da autora não é nenhum ‘page turner’ ou seja, um capitulo acaba sem te causar nenhum interesse pra ir para o próximo. Na primeira metade do livro (onde rola essa troca de tempo) eu só queria que acabasse logo e ir pro próximo pq estava sim, bem chato.

Acho que o livro foi tão premiado pelas coisas diferentes que ele traz, não é nada pioneiro Ursula K leguin já fez isso antes, mas a abordagem consegue ser original em sua forma.
Um mundo complexo, o fato de não existirem gêneros, IA com vontade própria e quase humanas, que tem corpos biológicos próprios. Tudo isso é bem interessante de certa forma e nada comum.
O que também me prova o seguinte: Assim como o Oscar, prêmio de literatura não quer dizer nada.

Devido a uma escrita sem muito empolgação e arrastada, eu não consegui me apegar ao plot. É como se alguém me mostrasse aquela pintura de 3 bolinhas e tentasse me dizer como a arte é maravilhosa e te faz viajar, coisa bem intelectual mesmo. Na minha mente eu agradeço a tentativa de me apresentar a filosofia por trás da coisa, mas na realidade pra mim ainda são bolinhas no quadro. Acho que dá pra ver que não sou nenhum sueco apreciador de arte.
Como um amigo diz: ainda é só uma pintura que um macaco conseguiria fazer.


Outra coisa que senti falta, é sobre as reflexões que a FC geralmente te causa, eu particularmente não vi isso aqui. Vi conceitos novos, mas nada muito reflexivo. O livro até conta com um ou outro dialogo mais interessante, mas não são nada densos se comparados a grandes nomes da FC por aí. (Existe sim uma crítica a alguns pontos da sociedade, mas como disse, nada tão forte assim)

O universo é de fato rico, novo e muito bem construído, só que ele é bem construído demais. Por momentos lembra a escrita de Tolkien de tão bem detalhado que é. Eu não sou fã dessa perda de ritmo, se você gosta com certeza vai aproveitar mais que eu.

O incomodo é grande. Vontade de largar o livro a todo momento e ir ler algo melhor... Até que chegam as ultimas 40 páginas, AÍ MERMÃO, a coisa realmente muda.
Toda a ação do livro estão nessas 40 páginas finais.

É obvio que não salva o livro todo, mas faz o que precisa para uma trilogia, que é: te deixa querendo mais.
Não sei se tenho coragem de encarar os outros 2 livros, mas a curiosidade fica e é justamente no final que tu compra a briga da galera ali.

Pessoalmente falando eu acho bem complicado um livro de 400pg só te ganhar nos instantes finais. Eu paguei para ver uma história boa completa, certo?

Eu até acho que entendo os prêmios e a galera que elogia demais esse livro (mentira entendo não), mas pra mim a soma de plot + personagens num todo não encaixa tão bem.
Acho que a autora tem um mundo excelente e único, cheio de tramas políticas, mas ainda tem muito a melhorar. Talvez os próximos romances (é uma trilogia), sejam melhores já que não foram premiados.
Resumindo, achei um livro ok, começa mal, continua mal, vai terminando mal e melhora bastante.

Justiça Ancilar - Ann Leckie
Nota: 6/10


Nenhum comentário:

Postar um comentário