.

Um pouco da minha maluquice, com um pouco disso aí mesmo.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Resenha Realidades Adaptadas - Philip K. Dick


Terminei de ler esse livro já tem quase um mês e tinha esquecido de escrever minhas impressões sobre ele. Porém, como dizem os antigos, antes tarde de que mais tarde.

Essa coletânea de contos, até onde sei exclusiva do povo brasileiro, é uma genial sacada da editora que reúne os contos mais famosos que inspiraram filmes.

A qualidade da escrita de PKD é algo a parte. Ácido, direto e certeiro nos pontos que deseja abordar, o velho Phillip raramente decepciona.

De todos os contos só 1 que não me agradou muito, falarei um pouco de cada mais abaixo. 

Recomendo assistirem aos filmes antes dos contos, pois terão a mesma sensação que eu tive, que é a de ver como 20 ou 30 páginas conseguem entreter melhor que 2 horas de áudio visual rs.

Lembramos para você a preço de atacado
Conta a história de uma empresa que consegue inserir memórias 'falsas' nas pessoas mediante pagamento. A reflexão maior é também o slogan da empresa, que diz implantar a memória tão profunda que nenhum detalhe passa despercebido. Combinemos que dificilmente uma memória 'natural' se mantém intacta por muito tempo rs. 
Esse aqui foi meu conto preferido.

Impostor
É basicamente a história de um infiltrado que se torna uma cópia exata de outra pessoa. Minha reação inicial foi: “Esse conto é maravilhosamente derretedor de mentes. Estou tendo orgasmos mentais." 
Passou um tempo e a sensação continuou rs.

Segunda variedade 
É um conto irritantemente incrível. Conta uma história meio pós guerra onde a humanidade desenvolveu máquinas para caçar seus inimigos. É a clássica história onde as maquinas tomam contam e assumem o controle.
Ele te leva numa jornada clichê e nada surpreendente. É basicamente mais do mesmo até a última página, mas é na última frase que o desgraçado do PKD mostra o quão genial ele é. O conto nunca foi sobre o que você acha que é, e só terminando é que você percebe. Malditos autores sensacionais kkkkk

O Pagamento 
É um conto interessante, é um suspense melhor que muito thriller completo por aí. Um homem que perde a memória descobre que seu ela do futuro lhe deixou várias dicas para ele recobrar a memória.
O final é meio bleh mas é legal num geral. Gosto da escrita do PKD pq ela é direta e sem muita enrolação, principalmente nos contos.

Minority Report
Rapaz, Minority Report é um conto sensacional. De cair o cu da bunda, como dizem por aqui. Adaptado pro cinema pelo Spielberg, já dá pra saber que ele não iria colocar a mão em coisa ruim.
A história gira em torno de uma tecnologia criada para prever crimes. Com isso em mãos, a segurança consegue agir antes que o mesmo aconteça, o que traz a reflexão: Um crime que ainda não foi cometido, pode ser considerado crime? Pensar em fazer algo, é o mesmo que fazer?
Maldito né? kkkkkk

Equipe de ajuste e O Homem Dourado
São os únicos contos que não gostei. Eles não são ruins, só achei meio raso demais. Comparado aos outros é bem fraco. 
A primeira é a história é sobre um homem que percebe a ‘matrix’ e tenta fugir de ser derrubado pelo sistema. Quem desperta merece ser aliado ou eliminado?
O segundo é sobre uma criatura que supostamente é a evolução do ser humano.

Realidades Adaptadas - Philip K. Dick
Nota: 9,5/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário