.

Um pouco da minha maluquice, com um pouco disso aí mesmo.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Resenha Stephen King – Revival




Acho que a característica mais marcante desse livro é a sua capacidade de me fazer sentir burro.
Explico: Em grande parte das resenhas, e até no próprio livro, é dito que é um livro eletrizante (talvez isso seja só uma piadinha, se vc ler vai entender) e com um final incrível. É verdade, procurem que vcs vão ver, mas eu não encontrei nem uma coisa nem outra, deixando aquele amargo sentimento de “burrice”.

Disse que é um livro ruim? De forma alguma. Até hoje é o livro que menos gostei do King, mas não é ruim, apenas diferente...
Talvez a melhor definição pra ele seja Estranho.

A maestria dos livros do king é justamente em desenvolver seus personagens, aqui isso está muito presente, tanto que vc começa se envolvendo demais com um dos protagonistas principais e conforme a história se desenrola vc vai vendo outras coisas e mudando suas opiniões.
Quem acompanha minhas publicações, sabe que quando eu gosto do livro até coloco fotos ou citações, algo que também aconteceu neste livro. Suas discussões filosóficas (e críticas) sobre o fanatismo religioso é excelente (a Sombra que vive comigo se diverte absurdos nessas horas). Porém, um sentimento linear entre eu e este livro não existe. Eu fico realmente entre um lá e cá, hora gosto, hora não gosto. Não sofri pra ler ele, muito pelo contrário, o que é um ponto positivo.
O livro conta a história de um jovem garoto, de sua infância até vida adulta. Ele conhece um Pastor que ajuda sua família e depois é expulso de sua cidade. Muitos anos depois já adulto, eles se reencontram e agora o Pastor, que havia perdido sua fé, volta a realizar “milagres” através de sua Eletricidade Secreta (finalmente a capa faz sentido rs) e a história se desenrola com algumas reviravoltas.
A referência a Frankenstein não é segredo, está na capa do livro, o autor FALA que a ideia vem de lá e é bem notória, contudo bem distante, somente como uma referência mesmo, com aquele gostinho à lá King.

O Início do Livro é lento e arrastado, tem muito fluff, o desenvolver do personagem como criança e até o início da vida adulta é um pouco chato, eu só consegui me interessar pela história da metade pro final, isso pra mim é um GRANDE defeito, porém no final as coisas ficaram tão interessantes que as últimas 150 páginas eu li de uma vez.

O final... o que dizer sobre o final...

De fato da metade do livro pra frente, tudo corrobora para o final, da parte boa pro fim, é quase que uma direção absurda para os acontecimentos do final do livro, parece estranho, piegas e confuso, mas lembre-se, esse é um livro Estranho!

Não posso dizer que é um final ruim, ele é até eletrizante (só o final, não o livro) e meio que emocionante de fato, toda a ação do livro é usada nele (e só nele), porém a forma como o livro termina, apesar de ser bem Lovecraftiano, não me despertou nenhuma emoção fora do comum.
Achei no máximo interessante, nada de absurdamente espetacular. Uma coisa é certa, não espere ursinhos carinhosos, príncipes ou princesas salvando o dia, é Lovecraftiano lembra? Ou seja, vc termina Morto ou Maluco.
Confesso também, que mesmo não achando isso tudo, esse final me abriu uma ideia filosófica interessantíssima, um debate muito louco sobre o que acontece depois da morte.

“Ué mas vc gostou ou não do final?”, então, Estranho lembra? Kkkkkk.. Acredito que com o passar do tempo eu acabe até gostando, vai saber, coisas estranhas não funcionam de forma comum.

Recomendo a Leitura, adoraria debater sobre esse livro pois ele deixa muita coisa implícita, as coisas ali estão sempre meio escondidas, nas entrelinhas. Quando vc termina de ler e deixa a história assentar na sua mente, realmente fica um desejo de debater mais sobre ela. Isso é um livro de King né, então mesmo que não dos melhores, ele sempre deixa um certo gosto de quero mais....

Stephen King – Revival
Nota: 7,5/10
#bookreview #revival #king

Nenhum comentário:

Postar um comentário