.

Um pouco da minha maluquice, com um pouco disso aí mesmo.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Resenha O Esplendor – Alexey Dodsworth


Quando gosto de um livro, tendo a ficar falando sobre ele o tempo todo, indicando a leitura as pessoas mais próximas de mim, postando fotos de trechos que acho muito interessantes e etc. Quem me acompanha, sabe que vira e meche eu publico algo do tipo. Esse livro bateu recorde desse tipo de coisa. Está sem dúvidas, entre as melhores leituras do ano.

Lembro de estar conversando com amigos sobre as altas ‘viajadas’ que eu dava refletindo sobre as coisas apresentadas no livro. O autor é um filosofo então se prepare para várias reflexões, foram várias coisas que eu refleti quando largava o livro. Foi mais que uma simples leitura, foi uma “experiencia”.

Já posso adiantar que tudo que eu falar talvez não faça jus a tão recompensadora experiencia que tive. Tudo bem, não sou nenhum expert, gosto apenas de colocar minhas impressões sobre as coisas que leio, mas se posso dar um conselho este seria: Leia este livro.

Não recomendo ele apenas para os fãs de ficção cientifica não. Leia independente do gênero que você mais goste, acredite, ele vai te surpreender.

O livro nos conta a história de um Planeta, criado por um Deus ainda jovem e inexperiente, que comete erros, mas que tenta fazer um local perfeito, onde nada possa dar errado. Esse planeta funciona quase que de forma completamente inversa ao que estamos acostumados. Nele a luz é sempiterna, existem 6 sóis banhando as pessoas de luz o tempo inteiro. Os seres são fisicamente diferentes e desconhecem vários conceitos que pra nós é tão normal, como dor, sono, dormir, privacidade e etc. Aliás, por serem todos telepatas, eles vivem numa ‘rede’ mental dividindo todos os seus pensamentos, a privacidade não existe e aos que tentam é considerado um crime. Junte tudo isso e pense: Onde só há luz, é possível nos fazer mal a escuridão?

Tenho certeza que esse pequeno paragrafo deve ter despertado pelo menos a curiosidade em você, não se faça de rogado, vá e leia também!

Com uma narrativa muito bem conduzida, de leitura fluida e fácil o autor vai te apresentado a esse universo completamente novo, tudo ali é novo para o leitor, novo, porém familiar. As comparações são fáceis e o leitor não se pega perdido, mas sim encantado com aquela estrutura, foi assim comigo.

É fácil se pegar pensando coisas do tipo: O é mais importante: o bem-estar pessoal ou coletivo? Até que ponto os questionamentos são válidos? Qual a melhor forma de organizar uma sociedade? Viver de forma completamente coletiva é viável?

O livro ainda termina com um final sensacional, os últimos capítulos são de uma intensidade e riquezas incríveis, acho que era quase possível ver o meu cérebro derretendo e escorrendo rs.



Eu confesso que precisei buscar pontos negativos, pois como dito anteriormente, essa foi sem dúvida uma das melhores leituras do ano. PODE CONTER SPOILERS!!!!

- O início é um pouco confuso, afinal de contas são muitas coisas novas e terminologias para apresentar, mas ainda assim não me senti perdido e conforme prossegui com a leitura pude notar que era realmente necessário que o inicio fosse daquele jeito.

- Apesar de não ser algo ruim, o final deixa um ‘q’ de quero mais e ansiedade, para entender aquele turbilhão de informações que foram apresentadas.




- O preço. Não consigo entender ainda o que leva uma editora pequena a cobrar preços tão absurdos por seus livros. Autores independentes vendem seus livros feitos em baixíssimas tiragens, e ainda conseguem uma margem de lucro, por preços muitas das vezes pela metade do que a média dos preços da editora. Isso é um empecilho para que seus livros cheguem ao grande público, uma vez que é completamente compreensível entender que alguém prefira investir seu dinheiro num trabalho com mais garantias de ser bom e mais conhecido.

- A qualidade dos livros da editora. Tive contato a primeira vez com esta editora na bienal do RJ, e ao pegar os livros dela na mão tive uma leve sensação de fragilidade neles, um miolo que parecia ser mal colado. Infelizmente tinha razão. Termino esta leitura com o miolo descolando da capa do meu livro, é a primeira vez que isso ocorre, nunca tive um livro que tenha acontecido isso antes, uma pena.



Tudo isso que eu disse, foi para descrever uma obra de Ficção cientifica nacional, sim nacional! Isso pode surpreender muitos, surpreendeu a mim. Não é comum ver muitos livros do gênero escritos por autores da nossa terrinha, mas qual foi minha surpresa saber que tal obra e de imensa qualidade, saiu daqui.

Se você não é fã de ficção cientifica, dê uma chance.
Se você é fã, tá esperando o que? Duvido você se arrepender, afinal, Só há Aphriké e nada há além de Aphriké.
Asé!

O Esplendor – Alexey Dodsworth
Nota: 9/10

Não poderia deixar de recomendar aquele que me apresentou esta Obra. Meus sinceros agradecimentos ao Paulo Vinicius. Abaixo o link da resenha dele, que é tão completa que me fez querer adquirir o livro na mesma hora.


 #bookreview #oesplendor #ficçãocientificanacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário