.

Um pouco da minha maluquice, com um pouco disso aí mesmo.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Resenha Bem-vindo à Casa dos Espíritos - Christopher Buehlman


Eu acho que a melhor descrição pra todo o marketing envolvendo esse livro é: Desleal.
Ele é vendido como um livro de terror, mas não é.
Andrew Pyper faz mega elogios, como se isso fosse algo bom ou ele bom autor, mas não é.
Diz que explora a mitologia russa, mas não faz.

O livro é sim uma fantasia urbana, que utiliza a mitologia russa como Russalka e Baba Yaga, mas de forma genérica. Troque por qualquer outra criatura sobrenatural e você terá o mesmo efeito.

A história gira em torno de um mago moderno, que tem alguns problemas como ser alcoólatra por exemplo e uma criatura no passado sequestrou ele, agora ela quer vingança.

O primeiro terço do livro é uma loucura só. Nada faz sentido. A escrita do autor é bem pobre, falta história, falta um fio condutor. Realmente parece que são vários capítulos espalhados de forma aleatória. 

Depois da metade o livro engrena e a história começa a se desenhar, as coisas começam a fazer sentido. Apesar de alguns capítulos ainda serem meio loucos (eles dariam EXCELENTES contos), a história se mantém fiel em seu propósito aqui.

É uma pena que os personagens sejam tão mal desenvolvidos. A história até que fica boa, mas é muito mais por um esforço de já ter passado da metade do que por realmente ter algum apego aos personagens.

Outra coisa que pode não agradar muito é o estilo da escrita. A escrita em si é até ok, mas o estilo é estranho. Isso se explica pq o autor é roteirista, então se sinta como “lendo um filme”.

Explico, em algumas cenas temos a ação acontecendo, daí começa outro capítulo do nada falando sobre um casal de senhoras conversando numa lanchonete e de repente um carro entra pela parede atropelando todo mundo. Bem coisa de filme, onde o ponto de vista muda, né?

Deixo claro que esse livro não se preocupa em te localizar. Algumas frases são soltas ao longo dele e isso é o máximo que você vai ter como explicação pra que algo no passado foi assim ou assado. Ele não te “norteia”, não te “centraliza”. Não há background aqui. Alguém diz que foi preso em uma página e capítulos depois alguém é destruído psicologicamente por tal coisa.

O livro melhora e mantém a qualidade até o fim. O final é algo complicado pra mim. Eu gostei e não gostei ao mesmo tempo. Gostei do que acontece com o protagonista, mas acho que faltou coragem pra ir mais além. O livro termina muito morno. O epílogo podia ser melhor construído.

Eu fico na média do OK com esse livro. Queria ter gostado mais mas também queria que ele fosse melhor.

Bem-vindo à Casa dos Espíritos - Christopher Buehlman
Nota:  6,5 / 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário