.

Um pouco da minha maluquice, com um pouco disso aí mesmo.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Resenha A essência do mal - Luca D’Andrea


Esse livro é o primeiro thriller de um autor italiano e segundo a editora já foi publicado em mais de 30 países.

A história gira em torno de um documentarista que ao fazer muito sucesso vai viver na cidadezinha no interior da Itália com sua esposa, para dar uma descansada e sair da correria de hollywood.
Chegando lá ele sofre um acidente nas montanhas (tipo aquela coisa de ficar preso por dias numa mina) e isso afeta ele mais que o normal.
Acontece também que tentando superar esse trauma, ele descobre um assassinato que ocorreu a muitos anos atrás e isso chama muito a atenção dele. Logo uma vontade de ir atrás da verdade para manter sua sanidade se desenvolve.

Bem, é um thriller, acho que não preciso dizer muito mais do que isso. Irei então, tecer minhas críticas de como foi a experiencia de leitura.

O primeiro terço eu acho bem desnecessário, isso estraga a primeira metade, que acho que podia ser cortada ou reduzida ao todo a umas 20 páginas.

A segunda metade ganha ritmo e a história engrena. O livro melhora MUITO, não salva tudo mas é notória a mudança, porém, no geral conta com dois (mas não únicos) defeitos principais:

  • A criação da expectativa. Acho muito importante em qualquer Thriller você conseguir gerar essa ansiedade, mas o livro não consegue. Ele entrega algumas informações de forma muito direta e sem emoção. Imagine cortes súbitos de câmera num filme, soa bem amador mesmo. Sem contar que o Sobrenatural é PÉSSIMAMENTE utilizado.
  • Falta motivação. Sim, é meio empurrada goela abaixo essa vontade do protagonista (que é mal desenvolvido) ir atrás desse mistério. Isso é PÉSSIMO numa história de investigação.

Você deve estar perguntando: Nossa Pedro, foi tão ruim assim?
Não, até que não. É que o livro promete demais sabe, ele promete e não entrega. Tudo nele é um convite a uma obra excelente. A parte gráfica, o acabamento em capa dura, a capa, a comparação com Stephen King (que já é algo cansativo de se ver) e até as primeiras páginas.

Promissor, não?

O livro gera uma expectativa desnecessária e não a alcança. Não é ruim, longe disso, mas não é tão bom quanto tenta ser. É aí que ele perde. Num geral ele se torna apenas OK ou aquele “ah é legal”, mas sem muita empolgação.
A grande parte dos erros aqui acho que se justificam com a informação de que é o primeiro thriller do autor. Vejo potencial, talvez em futuras obras o cara arrebente.

Para mim o personagem principal deveria de certa forma ser a tal Besta, mas não é. O próprio acidente inicial que é algo importante pro plot é mal utilizado e fica aquele gosto amargo de estar sendo empurrado a força goela abaixo.
Os melhores pra mim são o Werner e a Clara, a menina é incrível, difícil não se apaixonar por ela.

Acredito que o autor se perdeu no final também, se tivesse terminado um pouco antes o livro seria bem melhor, mas o autor decidiu jogar mais uma cartada e com isso terminou corrido e sem a emoção que a cena anterior tinha, se você leu, você vai entender.

Uma primeira metade longa e de certa forma desnecessária, a história ganha outra pegada na segunda parte. O livro tem defeitos, mas o charme da pequena Clara vai ganhar o coração de todo leitor.
Não espere encontrar horror, o livro pincela o tema de leve e se prende a seu objetivo inicial, que é ser um suspense.
Experimente, não é uma leitura demorada e vai divertir um pouco. E pelo menos, o livro é bem bonito e vai dar um grau na estante rs.

A essência do mal - Luca D’Andrea
Nota: 7/10


Nenhum comentário:

Postar um comentário