.

Um pouco da minha maluquice, com um pouco disso aí mesmo.

sábado, 30 de junho de 2018

Resenha Outsider - Stephen King


Stephen King é mestre no que faz, tanto por isso muitos se referem a ele como Mestre, mas se você nunca leu ou não é tão fã, provavelmente se pergunta o porque de tanto amor a escrita desse senhor.

SK tem a habilidade de criar personagens tão assustadoramente interessantes e bem desenvolvidos que o leitor se sente parte daquela história e daquela jornada. Logo um apego é criado mesmo com os personagens mais triviais da história. É nesse ponto que o velho King te ganha. Você se sente tão apegado que mesmo uma sombra atrás da cortina já te deixa apreensivo.

Sem contar também o fato dos personagens serem tão bem feitos que é normal um tempo depois de ler suas histórias, você não pense nelas como algo que alguém te contou. Os personagens facilmente se tornam velhos amigos nas suas lembranças e você acaba até contando para alguém que algo aconteceu com um amigo seu, sendo que esse amigo saiu da cabeça do velho King.

É fato também de que SK abandonou (ou diminuiu bem) em seus trabalhos mais recentes aquela mão forte que ele tinha para o horror, mas o terror que sentimos a cada ameaça a vida ou sanidade aos personagens que tanto aprendemos a amar ainda está lá. Mérito todo ao mestre, que ele merece como sempre.

Outsider parece estar revelando um novo King, com habilidade de contar histórias melhores com menos palavras.

O livro também consegue trazer algo inusitado, são vários estilos em um mesmo romance. O começo é bem uma trama policial, mas já te agarra pela curiosidade e pelas reviravoltas, o meio nos apresenta um sobrenatural que vai crescendo e engolindo os personagens (e o leitor) até que se encaminha pro fim com uma dose razoável de ações e conflitos.

Com a dose certa e bizarrices e um sobrenatural que se mantém enigmático e perigoso (pelo menos até o final), o velho senhor Estevão faz mais um belo trabalho.

King aproveitou também para homenagear alguns gênios da literatura como o Sr. Edgar Allan Poe e a Sra. Agatha Christie, entre outros. Sendo justo, referencias não faltam nesse livro.

Como pontos negativos eu deixo dois:
  • Achei o final sem emoção. SK tem sérios problemas com finais, o daqui não é ruim, só é simples demais. Acho que faltou ousadia.
  • Achei Holly muito Deus Ex Machina também. Ela resolve tudo muito rápido, pensa sempre nas coisas certas. Como não li a trilogia do Bill Hodges, pode ser que eu não tenha desenvolvido todo o carinho, que todo mundo que leu, tem por ela.

Somando tudo eu acho que esse livro é uma boa mistura das antigas histórias do SK, misturando aquela agonia junto aos seus livros mais modernos e com uma pegada mais policial.

Que sou fã do cara acho que não é segredo, mas sendo fã ou não sei que nem todo trabalho dele é bom, mas esse é. Gostei bastante mesmo, me peguei arrumando brechas durante o dia para ler algumas páginas. Fazia tempo que não tinha um ‘page-turner’ nas mãos. Grata surpresa e principalmente:
Vida longa ao Mestre.

Outsider - Stephen King
Nota: 9,5/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário