.

Um pouco da minha maluquice, com um pouco disso aí mesmo.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Resenha Meio Rei - Joe Abercrombie


Vi em algum lugar dizer que o livro é um YA, talvez por isso ele seja assim.

Ele é ágil, o protagonista é um ‘herói’ e a história não perde tempo. Até que faz sentido se pensar na juventude de hoje.
Ressalto que até acho ela bem madura em relação a seus temas para os que normalmente são tratados em obras YA.

Acho também que o fato de ser declaradamente uma YA justifica o fato das personalidades dos personagens se alterarem com tanta frequência e de todo mundo ser impulsivo demais. Isso cria identificação com o adolescente. O mundo dele é basicamente isso. Já foi o meu e já foi o seu também.

A história gira em torno de um jovem príncipe que iria se tornar tipo um padre, faltava pouco para ser aceito na seita e da noite para o dia descobre que é o novo rei. Ele que jamais esperou por isso já que não estava na linha de sucessão, é pego de surpresa e rapidamente é levado a assumir seu trono.
Uma traição ocorre e ele quase é morto. Agora, querendo se vingar, vai fazer de tudo para que paguem.

O plot parte daí e vai girar em torno dessa vingança. Até aí nada muito novo, certo?

Mais ou menos. Apesar da premissa já conhecida, o autor consegue inserir diversos plot twists sem perder a mão. Mesmo não sendo nada derretedor de mentes ainda é uma alternada inesperada no caminho o que dá bastante agilidade a narrativa.

Alias, esse livro não conhece freio. É quase que um livro-filme de ação.

O autor não perde tempo desenvolvendo seus personagens, talvez o que disse mais acima justifique isso, talvez não. Nem o protagonista achei bem trabalhado, muitas vezes ele é só chato, como um bom adolescente que se preze.

Algumas coisas achei Deus Ex Machina demais também, tudo bem que é fantasia e tudo mais, mas ainda assim algumas vezes parecia um conto de fadas mais que uma fantasia. (tem diferença? Fica aí a reflexão pra vc pq pra mim não interessa)

Resumindo: é um livro interessante, principalmente se vc ler sem se preocupar muito, algo leve e rápido só pra distrair. É importante também saber que você talvez não seja o publico alvo. No mais, se você gostar de historias rápidas e frenéticas, quase um roteiro de Transformers, acho que você tem tudo pra apreciar. O livro é bom e divertido. Tem diversas frases de efeito e um mundo com uma guerra prestes a acontecer.

Divirta-se.

Meio Rei - Joe Abercrombie
Nota: 8/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário