.

Um pouco da minha maluquice, com um pouco disso aí mesmo.

domingo, 31 de dezembro de 2017

Resenha Insaciável - Eduardo Scavuzzo


A maior sensação que ficou foi a de assistir a um filme trash, tipo B americano, que você sabe que vai ser ruim, mas assiste até o final só para ver onde vai dar? É assim, só que um pouco pior.

O livro conta a história de um adolescente, vítima de bullying que começa a ter problemas de esquizofrenia e um demônio se aproxima dele prometendo fornecer a ele as armas pra se vingar de todo mundo que lhe fez mal. As coisas começam a acontecer até que chamam atenção de um policial, que coincidentemente é um caçador secreto de demônios.

Com isso a história se desenvolve num plot fraco e cheio de clichês. Não espere nada surpreendente e nem cenas grotescas, aqui o demônio é boa gente.

Dizer que eu esperava mais é pouco. Depois de umas 50 páginas eu só queria terminar pra ver onde aquilo ia parar.

Acho que essa história funcionária melhor como um conto…. Focando somente no protagonista e sem muita enrolação.
Infelizmente a história é cheia de clichês e mal construída e ruma uma ladeira abaixo sem freios.


Pontos Negativos:
  • Personagens absurdamente rasos e mal construídos. Durante quase todo o livro não dá para ver a função deles na história, mas no final eles até tem seus motivos (alguns pelo menos), porém ninguém é bem desenvolvido aqui.
  • Protagonista fraco e sem "vida", como não foi bem desenvolvido, você não consegue se apegar nem as coisas que ele sofre, apesar da crítica que o autor tenta fazer através dele.
  • Mudanças de ponto de vista do nada... de um parágrafo para o outro sem nenhuma indicação. Isso é péssimo.
  • O livro ora aprece ser narrado em 1 pessoa ora em 3... sim é bem confuso.
  • Diagramação malfeita texto muito perto do miolo e longe da borda.
  • Muitos erros de português e/ou digitação. Vale a pena ser feita uma bela revisão.
  • A menina que não sabe falar português fica fluente de uma hora para outra.
  • Clichês…clichês e mais clichês…. Falta aquela sensação de ser surpreendido…. Ser algo original, sabe?
  • Um Van-hellsing tupiniquim sabichão que tem uma sociedade secreta de caçar demônios, mas que sai falando pra todo mundo que é cheio demônio no mundo, e ainda conta com um exército armado com o poder do roteiro. Na verdade, todos eles aqui têm o poder do roteiro.
  • Acho que o pior foi o “Demônio” boa praça que quer ajudar os sofredores de bullying. A motivação do demônio é se alimentar de ódio e o que ele faz? Ajuda o mocinho…. Porra esse demônio precisa ter umas aulas de obsessão, qualquer obsessor de respeito PRODUZ mais ódio na sua vítima. Seria muito mais eficaz, ele podia fazer o mundo odiar o protagonista e se alimentar do ódio que o protagonista iria sentir das pessoas por ser cada vez mais rejeitado, mas não…. O demoninho boa gente quer fazer o bem, ele ajuda…. É quase uma mamãe. Essa parte é tão mal pensada que a justificativa não se mantém, uma vez que tinham outros personagens com muito mais motivo pra ter ódio do mundo do que o próprio protagonista. Tem hora que o demônio tem até CRISE DE CONSCIÊNCIA… SIMMMM... é isso mesmo...

É sempre triste e chato criticar o trabalho dos outros, principalmente pq normalmente tem um envolvimento emocional na coisa…. quando me pedem para ler algo pra dar minha opinião eu tento ser mais delicado, mas quando sou cliente eu quero ser bem atendido.
Nesse caso, como cliente, eu estou absurdamente arrependido, porém como pessoa eu diria ao autor pra continuar produzindo pois provavelmente ele tem futuro, mas sugiro antes de tornar o sonho em algo físico que tente trabalhar melhor a obra antes…. Busque leitores de estilos diferentes, não confie só em amigos, absorva as críticas e principalmente, acredite que você pode ter produzido algo que não ficou bom. Não precisa desistir, mas é importante ir galgando passos, todo grande autor começou por algum lugar.

Se esse livro tivesse passado por uma editoração bacana, sem dúvidas o editor apontaria muitas coisas a serem mudadas ou aconselharia a transformar em algo menor…. Os erros de português também mereciam uma boa revisão. A linguagem as vezes coloquial demais e a falta de descrições prejudicam um pouco a leitura.

E numa boa, um livro de terror trazer essa historinha de combater ódio com amor é algo complicado… Contos de fadas de demônios agora?

E apesar de não ser surpresa, o final é corrido e piegas, bem filme B mesmo.

Pontos Positivos:
  • Capa dura, arte da capa muito bonita, acabamento e preço justo.
  • O autor foi bastante atencioso e me enviou o livro no mesmo dia e tal. (apesar de não ter perguntado se eu queria autografo e mandado sem... bola fora)
  • Algumas cenas de mortes. São geralmente curtas, coisa de 2 linhas, mas algumas foram interessantes.

Se você procura uma leitura rápida, sobre possessão, mas sem esperar muito, só para se distrair e rir um pouco (de raiva), de uma chance a esse livro…. Talvez vc aprecie mais do que eu.



Acho que ninguém sente prazer em criticar algo, principalmente alguém na posição de cliente, assim como eu, que gastou dinheiro. Eu queria muito gostar, tanto que paguei pelo livro.


Bom, é isso…. Uma pena a última leitura do ano não ter sido tão prazerosa, mas ano que vem tem mais.

Boas festas a todos!



Insaciável - Eduardo Scavuzzo

Nota: 4/10



Nenhum comentário:

Postar um comentário